sábado, 30 de agosto de 2008

Ode


Esta página é integralmente dedicada à mágica da amizade.

Uma verdadeira, leal e sincera amizade que começou com uma tímida e simples tortinha de bluberries sem açúcar - minha nova amiga não deve exagerar nessa substância extraída da cana de açúcar. Respeitei.

Provavelmente ela nunca venha a ler a página feita por ela e para ela. Não me sinto ofendida, desdenhadada nem desprezada. Entendo.
Entretanto não consigo calar, pois quando meu coração e cabeça se desassossegam, as palavras e sentimentos se alvoroçam dentro de mim, é escrevendo que encontro minha quietude interior e inteira.

Nossos universos são absolutamentes distintos, somos quase água e vinho. E é isso que faz a beleza e leveza da nossa amizade e minha admiração por ela é enorme. Nos aceitamos e nos gostamos do jeitinho que somos uma para a outra. Não disfarçamos. Aprecio

Sorriso aberto, pensamentos livres, criatividade à flor da pele, sensibilidade saindo pelos poros, atitudes doces, conduta correta, muitos filmes e muita leitura- Essa é ela, minha amiga.
Em cada encontro o prazer da troca, o prazer de vê-la, de tê-la por perto, o conforto nas horas doídas e as broncas quando eu saio do salto. Tudo é sempre muito bem-vindo. Tudo muito querido, quero um bem enorme à essa criaturinha delicada e amável.

Magia construtiva e agregadora de uma amizade embebida em conversas infindáveis, cursinho básico feito juntas, fofoquinhas inocentes, novidades vindas do Rio e de São Paulo, algumas compras, cumplicidade de pequenos segredos, boas discussões, divergências de opiniões e filosofias. Porém, tudo nos mantém unidas e reunidas nessa nossa chuva de verão.


Sabemos no fundo de nossos corações que nada é para sempre, nada é eterno, amanhã não será como está sendo hoje, pois essa chuva tem dia e hora para estiar.
Não projetamos nossos futuros nos incluindo uma na vida da outra; porém, de vez enquando combinamos algumas poucas visitas que nos faremos.
Não nos iludimos, não nos enganamos, não fazemos juramentos de amizade eterna.
Apenas fecharemos nossos guarda-chuvas. Somos humanas, hoje somos amigas e pronto.

Quando o sol voltar a reinar imperioso e impiedoso no céu da pátria amada, cada uma vai seguir o que já havia planejado para seu curso de vida, rever os antigos amigos, (re)examinar projetos passados e fazer novos planos para os próximos anos.
Cada uma vai levar em si um "tiquinho" da outra e jamais seremos como éramos antes de nos conhecermos. Trocamos, dividimos e aprendemos.

Eu, de minha parte, leverei comigo memórias, fotos, lembranças, saudades, ternura, simplicidade e a meiguice da nossa amizade.
Partirei carregando no container da vida, um pedaço da minha história que contarei a meus netos.
E nesse capítulo da chuva de verão constará com muito carinho, zelo e chamego você, minha amiga.
Direi-lhes quão bom foi conviver com você e, em detalhes, tentarei desenhar sua figura singela; porém, valente e guerreira, aos olhinhos deles.
Mas se depois dos nossos guarda-chuvas fechados ainda for possível nos vermos, levarei as crianças para aprenderem a tomar chá na sua sala de estar.

Levo a tortinha, desta vez você escolhe a fruta, que pode ser; goiaba, açaí, abacaxi, umbu, banana, sapoti, cajá, caju, graviola ou jambo, qualquer fruta, desde que, radicalmente, tropical!

Um comentário:

Luciana Andrade disse...

Como é bom uma amizade assim.. Nos faz sentir completas...